5 dicas em marketing digital para consultórios

Pedro Barbieri • dez. 17, 2021

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5 dicas em marketing digital para consultórios

O marketing digital para consultórios consiste em um conjunto de práticas que visa contribuir para alcançar um objetivo estratégico que vai muito além da simples divulgação e promoção dos serviços.


Na área médica, o marketing digital desempenha um papel mais relacionado à experiência do paciente com a clínica, visando agregar valor à jornada e posicionar o consultório e o profissional como referências.


Dessa forma, não consiste apenas em buscar aumentar o fluxo de pacientes, mas especialmente promover uma experiência rica e satisfatória que motive a retenção e fidelização do público.


A seguir apresentamos os benefícios do marketing digital para consultórios, quais os diferenciais dessa estratégia e também como colocá-la em prática.


Boa leitura!


Como o marketing digital pode ajudar o consultório?

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, o marketing médico não desempenha uma única função e objetivo pré-estabelecido, mas pode ser estruturado visando diferentes metas.


Com isso, o marketing digital pode ajudar consultórios médicos de várias formas, incluindo:



Esses benefícios do marketing digital vão influenciar diretamente o faturamento e orçamento da clínica, ampliando as possibilidades de investimento em novas estratégias.


O ideal é que o plano de marketing contemple poucos objetivos em vez de almejar todos esses aspectos de uma única vez, o que pode resultar em uma estratégica fragmentada. Falaremos mais disso adiante, não se preocupe!


Saiba mais: O que é marketing médico?


Marketing digital para consultórios: quais os diferenciais?

A principal diferença entre uma estratégia de marketing digital para consultórios em relação à publicidade tradicional é a solidificação a curto prazo.


Uma estratégia publicitária não é algo ruim, mas o foco dela é a atração a médio e longo prazo de novos pacientes e costuma ser mais eficaz quando os diferenciais envolvem o preço do serviço ou a praticidade para o consumidor.


No marketing digital, por sua vez, o objetivo é justamente consolidar os diferenciais do consultório para promover solidez à marca, buscando resultados de curto prazo, para gerar receita para expandir o marketing em suas demais áreas.


Nesse caso, os diferenciais incluem fatores mais qualitativos do que quantitativos, como a qualidade do atendimento e a experiência do profissional.


Também se apresenta como uma opção a junção das estratégias, atraindo pacientes com uma abordagem mais comercial e retendo-os com boas-práticas de marketing.


O fato é que sempre será uma avaliação personalizada às necessidades da clínica, o que permite adequar as estratégias ao momento do negócio.


5 dicas em marketing digital para consultórios

E como então colocar de pé uma estratégia de marketing digital relevante, que agregue valor à experiência do paciente e exalte os diferentes do consultório, tudo de uma vez só?


São diversas as dicas. Nesse post vamos nos concentrar em 5 boas-práticas e se quiser saber mais sobre as estratégias específicas, confira esse outro post aqui!


1. Plano de marketing unificado

O primeiro aspecto importante da estratégia de marketing digital para consultório é que ela tenha um norte, ou seja, um objetivo bem definido.


No início deste conteúdo indicamos uma série de possíveis resultados com o marketing digital, mas sugerimos que você selecione apenas um para começar.


Um plano de marketing unificado não significa que você vai investir em apenas uma prática (como site, SEO, e-mail marketing etc.), mas sim que todas as ações desenvolvidas serão complementares entre elas.


A razão por trás dessa dica é que todo o seu plano de marketing seja voltado para atender seu objetivo principal e, no máximo, alguns objetivos secundários.


Essa definição aumenta as chances de sucesso da estratégia, permitindo que ela realmente entregue os resultados almejados.


2. Comunicação integrada

Uma comunicação integrada vai no mesmo sentido de um plano de marketing unificado.


O objetivo aqui é transmitir consistência nas comunicações do seu consultório, seja por meio dos canais de atendimento, como das postagens do site e nas redes sociais, dos contatos com paciente e mesmo nas práticas offline, como recepção e consulta.


Se um paciente entrar em contato por mensagem ou por telefone, a linguagem, informação e objetividade devem ser as mesmas, independente do canal.


Essa consistência transmite maior confiabilidade à marca, contribuindo diretamente para padronização da qualidade e enriquecimento da experiência do paciente.


Veja também: Tudo que você precisa saber sobre marketing médico


3. Diversificação dos canais

A estratégia de marketing digital para consultórios acontece em várias frentes e é preciso estar presente para ganhar espaço.


Alguns canais incluem:


  • Site: relevante na consolidação da autoridade da marca e como uma referência aos pacientes para informações básicas;
  • Aplicativos de mensagem: usados principalmente para atendimento, como agendamentos e avisos;
  • Redes sociais: importante na construção do relacionamento com o paciente e captação de prospects;
  • E-mail marketing: contribui nas estratégias de relacionamento e pós-atendimento.


A seleção dos canais deve considerar fatores como o objetivo com a presença online e o perfil do público-alvo da clínica.


Mesmo em canais diferentes e que atendem melhor determinados fins é possível criar uma atuação unificada e alinhada com o objetivo principal.


4. Mensuração das estratégias

Um dos grandes diferenciais do marketing digital é viabilizar a mensuração dos resultados.


O monitoramento das estratégias permite identificar aquelas mais acertadas e vantajosas e também aquelas com menor retorno. Essa prática é importante por duas razões:


  • Fazer um direcionamento orçamentário mais acertado de acordo com as práticas mais eficazes;
  • Aprimorar e ajustar as estratégias constantemente em busca de resultados mais satisfatórios.


Portanto, uma das dicas de marketing mais valiosas é: defina métricas claras e objetivas para mensurar cada uma das suas práticas.


Essas métricas devem estar alinhadas aos objetivos da clínica e refletir a real situação das práticas desenvolvidas, contribuindo efetivamente nas decisões.


5. Foco nos seus princípios e objetivos

Sabe quando você abre sua caixa de e-mail para responder uma mensagem específica e quando vê já se passaram horas?


A internet facilita a dispersão. E isso vale tanto para os usuários quanto para quem está desenvolvendo estratégias digitais.


É muito fácil se perder nas infinitas possibilidades promovidas pelos meios digitais e o plano de marketing virar apenas uma lembrança distante.


O plano de marketing não é escrito em pedra e pode ser transformado sempre que fizer sentido para a estratégia digital da clínica.


No entanto, é sempre bom ter um direcionamento, evitando práticas fragmentadas e esparsas que não contribuem na construção de algo mais sólido no longo prazo.


Para evitar isso lembre-se sempre do seu foco e não se deixe envolver por métricas de vaidade que são aquelas que mostram algo positivo, como o número de seguidores, mas que pouco contribuem para alcançar seu objetivo.


Com essas 5 dicas de marketing digital para consultórios esperamos que você consiga colocar em prática seus objetivos e ter os canais digitais como aliados nesse percurso. Entre em contato conosco e saiba mais!

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