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A qualidade do atendimento ao paciente influencia o nível de satisfação antes, durante e depois da consulta, além de determinar os níveis de retenção e fidelização de pacientes da clínica ou consultório.
Dessa forma, a definição de estratégias reconhecidas e boas-práticas de atendimento ao paciente são fundamentais para promover uma experiência mais agradável e também
consolidar o negócio.
A seguir, conheça dicas para melhorar o atendimento ao paciente desde o primeiro contato com sua clínica até o pós-consulta.
Diferentemente do que muitas clínicas promovem, o atendimento ao paciente não se restringe mais ao que acontece no momento da consulta, englobando toda a experiência dele desde o primeiro contato com a clínica.
Considerando isso, conheça a seguir 10 recomendações que podem contribuir em uma experiência mais rica, humanizada e agradável aos seus pacientes.
O primeiro aspecto que já influencia a opção do paciente pela clínica é a presença online, uma vez que as buscas na internet tornaram-se comuns tanto para buscar por profissionais como para entender melhor a própria saúde.
Com isso, é recomendável que a clínica esteja nos canais digitais, como redes sociais e site, para esclarecer dúvidas do paciente e agregar à jornada dele.
Entre as formas de se posicionar online está disponibilizar conteúdos informativos sobre doenças, sintomas, exames e tratamentos.
Os canais de atendimento devem ser pensados para facilitar a comunicação da clínica com os pacientes e vice-versa.
Com isso, o paciente deve ter diferentes opções para fazer um agendamento, como pelo telefone, site, aplicativos de mensagem e outros canais relevantes para seu público-alvo.
Também é indicado para melhorar o atendimento ao paciente enviar e-mails ou mensagens informativas, como explicando sobre um preparo para exame ou confirmando o agendamento.
Já com o paciente na clínica ou consultório, cada etapa conta para uma experiência rica e satisfatória, com destaque ao papel da recepção.
Recomenda-se que o paciente não tenha que repetir suas informações cadastrais, por exemplo, se já as tiver informado anteriormente, no momento do agendamento ou consulta prévia.
Além disso, as profissionais que recepcionam o paciente devem promover um atendimento empático e personalizado, facilitando e explicando as etapas pré-atendimento, como cadastro, pagamento ou mesmo exames.
O espaço físico da clínica também influencia a experiência do paciente, sendo que o local deve ter boa ventilação e iluminação, temperatura agradável, local confortável para esperar, acesso à água e banheiro.
Os aspectos sensoriais também são muito importantes, desde um cheiro de limpeza até as cores do consultório vão impactar na experiência.
A manutenção de um espaço limpo e confortável, além de facilitar a locomoção e atividades da clínica é essencial para que o paciente tenha uma excelente experiência durante sua consulta.
Atualmente, novas tecnologias são importantes aliadas para um atendimento ao paciente mais satisfatório e isso não significa necessariamente o acesso a equipamentos médicos de última geração.
Um exemplo de tecnologia que contribui diretamente na experiência do paciente é um software de gestão integrado com funções que vão desde o agendamento/reagendamento online até a autorização em planos de saúde.
Com isso, evita-se uma série de problemas operacionais de clínicas médicas, como a não autorização de consulta/procedimento por parte do plano com prejuízos diretos ao paciente, incompatibilidade da agenda, atrasos e outros.
Outras tecnologias também permitem, por exemplo, lembrete e confirmação de consulta por SMS, envio automatizado do preparo para exames e consultas e centralização dos dados do paciente por meio de prontuário eletrônico.
Para que as atividades da clínica sejam fluidas e eficientes é imprescindível que haja o treinamento da equipe, considerando as funções específicas de cada um de seus membros. Dessa forma, as recepcionistas, por exemplo, precisam saber operar com agilidade os sistemas utilizados e ter uma comunicação clara, enquanto as enfermeiras precisam conhecer os protocolos de atendimento e os médicos precisam ter clareza dos princípios da clínica, como excelência e pontualidade.
Portanto, o treinamento da equipe deve contemplar a otimização das tarefas associadas a cada função, mas também o exercício diário dos valores que movem à instituição.
O fator horário é, muitas vezes, crítico na área da saúde, resultando em uma experiência desagradável ao paciente e estresse e sobrecarga para os profissionais. Para evitar esse tipo de problema, algumas recomendações incluem:
Portanto, unindo tecnologia com planejamento e treinamento, a clínica consegue operar com mais eficiência e pontualidade, além de reduzir os períodos ociosos.
Tanto na presença digital da clínica como nas suas práticas diárias de recepção e atendimento ao paciente é preciso considerar a estratégia de comunicação da instituição.
A comunicação deve sempre ser clara, incluindo na consulta médica, o que ajuda a evitar terminologias técnicas que afastam e confundem o paciente.
Além disso, a objetividade é uma característica importante, garantindo que a informação seja transmitida com maior precisão ao paciente e mitigue erros ou falta de entendimento.
Muito se fala em humanização do atendimento médico atualmente, no entanto, há muitas dúvidas de como colocá-la em prática na rotina da clínica. Algumas recomendações incluem:
A humanização do atendimento ao paciente é mais do que uma recepção calorosa e deve ser transmitida nos valores e processos da clínica.
Por muito tempo não se falava em pós-atendimento na área da saúde, no entanto, trata-se de uma prática que contribui diretamente na satisfação e experiência do paciente.
No pós-atendimento podem ser inseridas práticas como feedback do paciente, apresentando os pontos positivos e negativos.
Atualmente, destacam-se também as práticas de relacionamento, como produção e envio de conteúdo rico em informação e e-mails lembrando o paciente sobre exames ou consultas de retorno que são necessárias.
Um exemplo é inserir o paciente com diabetes, caso ele autorize, em um mailing sobre saúde, alimentação e bons hábitos.
Portanto, atualmente, promover o melhor atendimento ao paciente depende de uma série de estratégias e práticas online e off-line que vão desde o primeiro contato com a clínica até o pós-consulta.