O que é marketing médico? Aprenda as estratégias de divulgação dos serviços médicos e de atendimento ao público, com o objetivo de conquistar pacientes e fidelizá-los.

Filipe Cipolla • abr. 22, 2021

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O que é marketing médico? Aprenda as estratégias de divulgação dos serviços médicos e de atendimento ao público, com o objetivo de conquistar pacientes e fidelizá-los.

Você sabe o que é marketing médico? Já pensou na importância de investir nele para conquistar mais pacientes em sua clínica ou no seu consultório? Se ainda não, saiba que a dinâmica atual do mercado tem acompanhado de perto o novo comportamento das pessoas.


Hoje, os pacientes procuram cada vez mais por um relacionamento de confiança com seu médico, com relações estreitas, maior atenção no atendimento e uma comunicação mais humanizada.


Com essa mudança no mercado da saúde, o marketing médico começou a ganhar força, tornando-se uma estratégia fundamental para oferecer uma melhor experiência aos pacientes e, consequentemente, fidelizá-los.


Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura para entender esse conceito e como construir o seu marketing médico!


O que é marketing médico?

O marketing médico é um conjunto de estratégias de divulgação dos serviços médicos e de atendimento ao público, com o objetivo de conquistar pacientes e fidelizá-los.


A prática consiste em educar e prestar assistência às pessoas antes mesmo de elas marcarem uma consulta. É preciso ter em mente que o paciente de hoje é muito mais exigente, busca informações na internet e se preocupa mais com a saúde.


Nesse contexto, uma das principais ferramentas do marketing médico é a oferta de conteúdos relevantes, que realmente sejam informativos e respondam às dúvidas dos pacientes.



Além de ajudar a criar um vínculo mais próximo com o público, isso faz o médico se posicionar como referência em sua especialidade, construindo credibilidade e uma boa reputação no mercado.


Por onde começar?

Após entender o que é marketing médico, é preciso lembrar que as estratégias devem estar em conformidade com os preceitos da ética médica e com as normas do Conselho Federal de Medicina em relação a anúncios, divulgação e publicação de conteúdos.


Em seguida, você deve identificar quem é seu público e conhecê-lo bem. Assim, você saberá qual é a linguagem mais adequada, quais canais digitais utilizar, qual a frequência necessária de publicação, entre outras questões importantes.


O próximo passo é escolher as estratégias conforme seus objetivos e os interesses de seu público. Você pode, por exemplo:


  • Criar um blog para postar artigos e conteúdos relevantes;
  • Desenvolver um site responsivo e projetado para converter pacientes;
  • Usar as redes sociais para informar seu público e gerar engajamento;
  • Criar uma identidade visual clara, bonita e facilmente reconhecível pelas pessoas.


Outro ótimo passo para começar a investir no marketing médico é contar com profissionais capacitados para isso. Todo o planejamento e o desenvolvimento das estratégias é algo que exige estudo e leva tempo para que seja bem feito.


Por isso, contar com o suporte de parceiros especializados pode ser a forma ideal para que esse projeto seja colocado em prática de forma profissional e sem que tome o tempo do médico usado para realmente tratar seus pacientes.


E lembre-se: depois de aplicar as estratégias, é essencial acompanhar os resultados, avaliar métricas e entender se o marketing está de fato funcionando.


Portanto, se você quer construir o seu marketing médico com excelência, precisa conhecer a Future!  Acesse o nosso portal e veja como podemos ajudar você a alavancar a sua carreira!

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