E-mail marketing para médicos: 5 principais vantagens

dez. 20, 2021

Transforme o atendimento de sua clínica com nosso

Script de Atendimento para Secretárias Gratuito

Acesse o material gratuito através do botão a seguir

Acesse agora
E-mail marketing para médicos: 5 principais vantagens

O e-mail marketing para médicos é uma estratégia que pode aproximar pacientes, fidelizá-los e torná-los promotores do serviço do profissional, o que, consequentemente, atrai mais pacientes.



Segundo a Campaign Monitor, o e-mail marketing está mais poderoso do que jamais foi, e um e-mail é 40 vezes mais eficiente para atrair novos clientes do que redes sociais como Facebook e Twitter.


Apesar do enorme potencial que essa estratégia possui, ela ainda não é popularizada na área da saúde, o que traz uma ótima vantagem competitiva para os médicos que começarem a implementá-la agora.


Continue a leitura e descubra os benefícios de usar o e-mail marketing na sua clínica!


5 vantagens do e-mail marketing para médicos

1. Mantém o contato no pós-consulta e melhora o relacionamento com os pacientes

Com quantos pacientes você consegue manter contato após a consulta? Quando eles não retornam à clínica, você sabe o motivo? 


Devido a rotina agitada dos profissionais de saúde e dos profissionais da recepção, é difícil conseguir manter um relacionamento com todos que já foram atendidos. 


É por isso que muitas empresas apostam na automatização da comunicação


Veja o caso de grandes empresas como Nubank, Facebook, Google e iFood. Todas elas apostam no e-mail marketing e em outras automações.

 

É dessa forma que elas fidelizam seus clientes e conseguem conquistar novos. 


Ao contar com uma agência de marketing especializada em marketing médico, você consegue criar fluxos de mensagens com diferentes objetivos, como:


  • Agradecer o paciente por escolher seu serviço;
  • Enviar uma pesquisa de satisfação;
  • Divulgar seu agendamento online;
  • Parabenizar os aniversariantes do dia;
  • Informar como sua clínica segue a LGPD por meio de seguranças como um prontuário eletrônico que impossibilita alterações no que foi anotado durante o atendimento, após a consulta ser finalizada;
  • Comunicar quais procedimentos você realiza na clínica;
  • Enfatizar que o retorno pode ser feito por Teleconsulta.


2. É mais barato do que outras estratégias de marketing digital

O marketing digital tem inúmeras possibilidades para aqueles que desejam atrair pacientes de forma natural e seguindo as regras de publicidade do CFM.


Porém, o e-mail marketing é uma das estratégias mais baratas, se não for a mais em conta. 


Diferente de anúncios (Google Ads, Facebook Ads, Youtube Ads, Instagram Ads), você não precisa gastar dinheiro para que seu conteúdo chegue até os pacientes.

 

É claro que existe um investimento de dinheiro na ferramenta e de tempo ao produzir as mensagens, mas não se compara ao que costuma ser gasto em links patrocinados.


Além disso, ao começar a enviar comunicações por e-mail, você pode reduzir gastos de telefonia e SMS, por exemplo.


3. Aumenta o número de retornos e procedimentos realizados na clínica

Uma das maiores vantagens do e-mail marketing é que você pode educar os pacientes sobre qualquer assunto que seja relevante e útil tanto para eles, quanto para você. 


É possível programar um lembrete de retorno que é enviado periodicamente até que o paciente marque um retorno na clínica. 


Se você contar com um software médico de qualidade, também é possível aliar os lembretes de retorno com lembretes de consulta, enviados por SMS, e-mail e WhatsApp.


Assim, você reduz faltas de pacientes e aumenta o número de retornos.


Você também pode criar um fluxo de mensagens sobre um procedimento, quais são seus riscos, suas vantagens, medidas de segurança que podem ser adotadas, entre outras questões.


Dessa forma, seus pacientes se sentem mais seguros e podem marcar um procedimento que não teria sido marcado sem as mensagens.


4. Permite uma ótima segmentação

No e-mail marketing você pode escolher exatamente quem vai receber cada mensagem. 


Você pode separar seus pacientes em diferentes grupos para que seus fluxos automáticos de mensagens sejam eficientes e certeiros, ou seja, chegam na pessoa certa, no momento certo.


Vamos imaginar que um dermatologista esteja separando grupos segmentados para receber suas comunicações.


Suponha que ele tenha separado desta forma:


  • Pacientes que apenas realizaram a primeira consulta;
  • Pacientes que precisavam ter retornado, mas não marcaram um retorno;
  • Pacientes que estão tratando acne;
  • Pacientes com pele oleosa;
  • Pacientes com pele seca;
  • Pacientes com histórico de câncer de pele na família


Com essa segmentação, ele pode escrever conteúdos personalizados para cada grupo de pacientes, o que faz com que as mensagens se tornem mais especiais e efetivas.


O ideal é contar com um sistema médico que te dê informações valiosas sobre seus pacientes, como faixa etária, doenças, frequência de atendimentos e faltas, e uma agência de marketing que te apoiará no desenvolvimento da estratégia.


5. Diferencia seu serviço de diversos concorrentes

Quantos pacientes já receberam um e-mail de seu médico?


Quantos ficaram surpresos com uma comunicação personalizada, meses depois de sua consulta ter sido feita?


Acredite, são pouquíssimos. Como comentamos no início do artigo, essa estratégia ainda não é popularizada entre os médicos do Brasil, mas esse cenário já está começando a mudar. 


Cada vez mais profissionais de saúde buscam ampliar seus conhecimentos sobre marketing digital por meio de cursos, livros e contam com agências de marketing para divulgarem seus serviços.


Por isso, se você ainda não se preocupa com seu marketing médico, já passou a hora desse cenário mudar. Em um mercado superlotado de profissionais, cada oportunidade de se destacar é valiosa.


Ficou interessado em começar sua estratégia de e-mail marketing?


Leia este conteúdo completo com todos os passos que você precisa saber para implementar sua estratégia. Ele foi feito por especialistas em e-mail marketing para médicos

Share by: