5 ferramentas para fidelizar pacientes que você deve conhecer

jan. 19, 2022

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5 ferramentas para fidelizar pacientes que você deve conhecer

As ferramentas utilizadas para fidelizar pacientes ajudam os médicos a terem mais tempo para se dedicarem às consultas, sem deixar de lado a construção de um relacionamento duradouro com os pacientes.


Um trecho da pesquisa do Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia sobre fidelização de clientes em consultórios médicos afirma:


> “[...] com a maior facilidade de acesso a todo tipo de informação, o público-alvo deste mercado demanda um atendimento mais integrado, onde possa existir maior interação com os médicos e acesso às suas próprias informações de saúde. O tratamento das doenças com qualidade e segurança já não é suficiente. O paciente busca um monitoramento particular e individualizado, seja em casa ou no consultório.”


Ou seja, para fidelizar pacientes é preciso contar com ferramentas que englobam todas as etapas da jornada do paciente, como a busca por um médico, agendamento, atendimento e pós-consulta.


Continue a leitura e descubra quais são elas!


Quais ferramentas foram feitas para fidelizar pacientes?

Existem várias funcionalidades que auxiliam na fidelização, mesmo que de forma indireta, como um prontuário eletrônico, que traz mais segurança de dados e agilidade para a consulta.

Entretanto, existem 5 ferramentas que foram criadas especialmente para a fidelização de pacientes. Veja a seguir:


1. Lembretes de consulta

Quantas vezes seus pacientes já faltaram por simples esquecimento? Eles costumam avisar com antecedência quando não podem mais ir à consulta?

As faltas são um problema comum em qualquer clínica ou consultório, por isso, milhares de médicos optam por usar um serviço automático de lembretes de consulta que reduz cerca de 30% das faltas dos pacientes.


Normalmente esse serviço fica disponível em uma agenda médica online que possui outras vantagens como lista de espera, bloqueio de horários e lista de pacientes do dia.

A melhor parte desses lembretes é que os pacientes gostam de serem lembrados de seus compromissos, pois percebem um sentimento de cuidado e atenção por parte da clínica.


2. Agendamento online

Seus pacientes conseguem marcar consultas a qualquer momento ou precisam aguardar vários minutos no telefone?

A experiência de agendamento costuma ser a parte mais delicada na jornada do paciente porque, na maior parte dos casos, é preciso aguardar muito tempo para ser atendido.

No mundo pós-digital, no qual todos estão acostumados a realizarem tarefas em segundos, como pagar contas e buscar uma informação, o mesmo é esperado para os agendamentos médicos.


Portanto, o ideal é que você disponibilize um agendamento online, seja no seu próprio site ou em uma plataforma como o AgendarConsulta, assim, seus pacientes marcam atendimentos de qualquer lugar, a qualquer hora.


Essa praticidade com certeza vai ser um diferencial na sua fidelização. :)


3. Teleconsulta

Seus pacientes precisam ir até a clínica apenas para pegar uma receita? Eles podem solucionar dúvidas quando você não está na empresa?

Apesar da Telemedicina ter ganhado força em 2020 com a pandemia, a maioria dos profissionais de saúde já praticavam o atendimento a distância, como solução de dúvidas por ligação ou WhatsApp.


A diferença é que com a chegada de ferramentas como a Teleconsulta, esse atendimento possui mais segurança e profissionalismo. 


Em especialidades como a psiquiatria, que não exigem uma avaliação física, a Teleconsulta pode se tornar a principal forma de atendimento nos próximos anos.


Em outras especialidades, como a dermatologia e a pediatria, o atendimento a distância é usado para melhorar a experiência em momentos como retorno, coleta de receita e solução de dúvidas.


Ou seja, ao invés de se deslocar até a clínica apenas para buscar uma prescrição de medicamentos, o paciente pode marcar um retorno por Teleconsulta e ser atendido com excelência de casa.


4. Pagamento online

Com a chegada do PIX e do pagamento online, quantos pacientes ainda querem ir até o banco apenas para sacar o dinheiro da consulta?

Muitas clínicas ainda limitam seus pagamentos a poucos parcelamentos ou apenas à vista no dinheiro. 

Isso significa que os pacientes precisam economizar uma boa quantia para fazer um procedimento ou marcar uma consulta.

Além de diminuir sua lucratividade, essa falta de flexibilização nos pagamentos também prejudica a experiência do paciente, o que diminui sua fidelização.


Por esse motivo, o ideal é contar com uma ferramenta de pagamento online integrada à gestão financeira da clínica, como costuma ser em softwares médicos especializados em gestão na saúde.


5. E-mail marketing

Você consegue manter contato com todos os pacientes da clínica, até mesmo aqueles sem retorno marcado?


É impossível conversar com todos os pacientes devido a correria do dia a dia. Porém, ao automatizar sua comunicação, você consegue construir um relacionamento duradouro e garante que não será esquecido.


Imagine que você tenha uma plataforma de e-mail marketing

Você construiu campanhas que serão enviadas uma única vez para os pacientes (felicitações em datas comemorativas) e mensagens recorrentes (lembretes de retorno, conteúdos educativos e orientações médicas).


Após a primeira consulta de todo paciente, você seleciona qual sequência de e-mails recorrentes ele receberá, e envia as campanhas para todos os pacientes registrados na plataforma.

Os pacientes que precisam marcar um retorno são lembrados desse compromisso, e aqueles que não têm previsão de retorno, continuam sendo auxiliados por meio dos seus conteúdos.


Uma ótima forma de fidelizar, não concorda?


Essas foram as 5 ferramentas para fidelizar pacientes que todo médico deve conhecer. 


Todas elas podem ser encontradas em um sistema para clínicas de qualidade, portanto, se você ficou interessado em alguma delas, considere buscar por um sistema.



Espero que este conteúdo tenha sido útil. Não se esqueça de compartilhar com seus colegas e continuar acompanhando o nosso blog.

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