Experiência do paciente: como essa estratégia pode ajudar a minha clínica?
O conceito em relação à experiência do paciente na clínica diz respeito a uma combinação de interações promovidas no uso do sistema de saúde, como planos, consultas, agendamentos, práticas médicas, serviços prestados e também se estende aos profissionais.
Por isso, é muito importante compreender como é a atuação da sua clínica. Principalmente naquilo que envolve oferecer melhorias para a vivência do cliente. Continue lendo e entenda como aprimorar essa prática!
Como melhorar a experiência do paciente na clínica?
Pensar na experiência do paciente na clínica é cuidar para garantir a satisfação de quem você atende. Isso exige mais do que técnicas voltadas ao atendimento médico, uma vez que é preciso, no mínimo, planejamento, estratégia e conhecimento do público.
O mercado médico, mais do que qualquer outro, precisa estar atento aos cuidados básicos ao prestar serviços de saúde. Isso porque o paciente espera e valoriza muito a obtenção rápida da solução que busca. E isso é alcançado, principalmente, com agendamentos de consultas antecipadas e acesso seguro e facilitado às informações.
Para garantir uma melhor satisfação do cliente, fique atento a questões como:
- Humanização: o atendimento humanizado em todas as fases é fundamental para valorizar a experiência do paciente na clínica. Cuide para que isso ocorra desde o primeiro contato até o pós-atendimento;
- Atendimento de qualidade: a recepção do paciente é o primeiro contato que ele terá com sua clínica, portanto, é muito importante que seja de qualidade;
- Boa comunicação e presença digital: a presença digital tem sido cada vez mais exigida pelos pacientes e deve garantir a boa comunicação, além de praticidade e clareza nas soluções buscadas;
- Organização e ambiente: seja em relação ao site ou ao estabelecimento físico, o espaço em que o atendimento ocorre deve ser organizado, limpo e aconchegante, pois influencia na experiência do paciente na clínica;
- Pós-atendimento: essa é uma etapa que também merece atenção, uma vez que é possível fidelizar clientes, maximizar a proximidade e ainda impactar positivamente na reputação da clínica.
Por que pensar a experiência do paciente é importante?
As estratégias para aumentar a qualidade dos serviços oferecidos devem considerar, em primeiro lugar, traçar melhorias quanto à experiência do paciente na clínica.
A importância disso está na constatação de que ele é o principal agente da assistência prestada. O que significa que toda a atuação profissional deve ser voltada para garantir seu acolhimento.
Pensar em como oferecer essa vivência da melhor forma possível é cuidar da permanência do paciente e da atração de mais clientes por meio de indicação e valorizar a credibilidade passada pelos serviços prestados. Além de que isso diz respeito também à imagem da sua clínica, o que impacta na sua reputação.
Ou seja, se você ainda não investe em estratégias para melhorar a experiência do paciente na clínica, reforçamos o quanto isso é importante para manter sua boa atuação no mercado médico.
Mas, não se preocupe! A Future pode ajudar você nessa jornada com serviços de marketing médico, voltados para integrar o seu canal na interação com pacientes. Confira nosso diferencial e veja os benefícios para sua clínica!



