Como melhorar a gestão da clínica com 5 ferramentas

Filipe Cipolla • nov. 03, 2021

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Como melhorar a gestão da clínica com 5 ferramentas

O objetivo de melhorar a gestão da clínica é comum para todos os médicos empreendedores. Afinal, com uma excelente gestão é possível atender pacientes sem nenhuma preocupação operacional. 


Para alcançar essa meta, milhares de profissionais decidem contar com ferramentas que atuam em diferentes etapas da jornada do paciente. 


Continue a leitura e descubra quais são elas!


5 ferramentas que podem melhorar a gestão da sua clínica


Uma pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina sobre administração de consultórios aborda a importância das ferramentas de gestão. Dê uma olhada em um trecho adaptado do estudo:


“Tradicionalmente, os médicos priorizam o atendimento sem as ferramentas administrativas. É fundamental que esses profissionais compreendam que o atendimento é a parte principal do negócio, mas que somente se completará quando todo o processo administrativo for adaptado para esse fim.”


Como o próprio estudo enfatiza, apesar da vocação dos médicos ser cuidar dos pacientes, para exercer sua profissão, é necessário garantir que a clínica continue funcionando. 


Veja a seguir quais são as ferramentas que podem te ajudar nessa jornada. 


1. Prontuário eletrônico


O prontuário eletrônico é uma das inovações tecnológicas mais utilizadas pelos profissionais de saúde. Ele é o melhor substituto do prontuário de papel devido suas vantagens:


  • Redução de custo com papel;
  • Otimização do espaço físico da clínica;
  • Melhora na segurança de dados;
  • Centralização das informações do paciente;
  • Compartilhamento de prontuário de qualquer lugar com outros profissionais de saúde; 
  • Acesso aos dados a qualquer momento;
  • Personalização completa da anamnese.


Tire alguns minutos para refletir: qual é o volume de papel gasto por ano na sua clínica? Quantos pacientes você atende por mês? Uma sala de arquivos é suficiente para guardar todos os prontuários?


A resposta provavelmente vai ser não


Atualmente é inviável abrir uma nova sala para guardar documentos cada vez que o volume de pacientes aumenta, por isso, o prontuário eletrônico se apresenta como solução ideal para os médicos.


2. Agendamento online


Seus pacientes só conseguem agendar consultas por telefone? Quanto tempo eles precisam esperar para serem atendidos?


Os prontuários de papel não são o único aspecto que deixa a imagem de uma clínica desatualizada, “parada no tempo”.


Oferecer apenas uma forma de agendamento também é algo ultrapassado para o século XXI.


Uma agenda médica online é uma ferramenta ideal para clínicas que querem mais organização e otimização de processos, como envio de lembretes de consulta.


O agendamento online é uma funcionalidade complementar à agenda médica, uma vez que pode ser acessado por pacientes sem depender do auxílio da clínica. 


Como os pacientes conseguem acessá-lo de forma independente, a marcação de consultas pode ser feita a qualquer hora e de qualquer lugar, até mesmo quando a clínica está fechada.


Incrível, não concorda?


3. Chat interno 


A comunicação de muitas clínicas costuma ser descentralizada e confusa, justamente por estar espalhada em diferentes aplicativos de mensagem, como WhatsApp, e-mail e Skype.


Oferecer vários canais de comunicação para o paciente é uma ótima prática, mas a comunicação interna da clínica deve ser centralizada em uma única ferramenta para evitar mal-entendidos.


Portanto, é fundamental buscar um chat interno que conecte todos os colaboradores da empresa. Normalmente eles estão disponíveis em sistemas médicos.


4. Plataforma de marketing


Você conhece alguém que não tem celular e não possui nenhuma mídia social (WhatsApp, Instagram, Facebook, Youtube, entre outros)?


É possível contar nos dedos quantas pessoas conhecemos que não têm rede social, isso se conhecermos alguma. A verdade é que cada vez mais as pessoas estão presentes no mundo digital.


Esse movimento não é diferente com seus pacientes. Por isso, o marketing médico também se torna forte a cada ano na área da saúde. 


E não poderia ser diferente: os profissionais precisam estar presentes na internet para atrair pacientes e fidelizar aqueles que já conhecem seus serviços.


Para não deixar seu marketing de lado, é fundamental contar com uma ferramenta como um e-mail marketing, ou com uma agência de marketing especializada na área da saúde.


5. Software médico


Um software médico de qualidade reúne todas as funcionalidades que citamos neste conteúdo, e consegue ir além, oferecendo ferramentas como:


  • Controle de estoque;
  • Relatórios e gráficos automáticos;
  • Teleconsulta;
  • Prescrição de medicamentos;
  • Cadastro de convênios;
  • Gestão financeira.


O ideal é que você faça uma lista de todas as suas necessidades e analisear quais sistemas atendem suas demandas, sempre levando em conta que, para manter a clínica funcionando, é preciso focar em atrair pacientes.


Essas são as 5 principais ferramentas que vão te ajudar a melhorar a gestão da sua clínica. Espero que tenha gostado do conteúdo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos!

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