Marketing eficiente para consultórios e clínicas

Filipe Cipolla • jan. 14, 2021

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Marketing eficiente para consultórios e clínicas

Quando falamos sobre posicionamento digital na área da saúde, o marketing para consultórios tem se tornado cada vez mais procurado.


Afinal, a
crescente competitividade do mercado e a ampla oferta de serviços médicos exige que os profissionais saibam se posicionar como autoridades nas especialidades em que atuam, a fim de atrair, fidelizar e aumentar os níveis de satisfação de seus pacientes. 


Isso ocorre porque
90% dos usuários só optam por uma empresa depois de pesquisá-la na internet, de acordo com estatísticas do Hubspot. Além disso, o relatório Content Trends indica que 97,3% das pessoas consomem conteúdos online, seja em blogs, sites ou redes sociais. Como resultado, 67,3% das empresas investem em sua criação, sendo que 85,8% das que não o fazem já pretendem começar em breve.


Quer saber mais sobre o assunto e descobrir como impulsionar a sua clientela com o
marketing para consultórios? Acompanhe a seguir. 


Entenda a importância do marketing para consultório

Já passou do tempo em que a antiga divulgação “boca a boca” era o bastante para que uma empresa de serviços médicos conseguisse conquistar seu espaço no mercado.


Não é novidade que a área da saúde está extremamente competitiva, e isso exige que os empreendedores do ramo construam uma relação mais íntima e atrativa com o seu público. A melhor alternativa para isso é garantir uma
presença sólida dentro do meio mais utilizado pelas pessoas atualmente: a internet


Muito além de conquistar mais pacientes, o
marketing para consultórios visa se relacionar com eles e ajudá-los a superar suas dificuldades, para que enxerguem mais valor na sua marca.


Isso é feito por meio da criação de conteúdo relevante,
que fica disponível sempre que alguém faz uma pesquisa online buscando a solução que a sua empresa oferece.

Essa é a melhor maneira de construir uma relação próxima com o público, que passa a ter mais confiança em você, a buscar por seus serviços e até mesmo a recomendá-los a mais pessoas.


Contudo, isso exige estratégia quanto às pessoas com quem seu consultório se comunica, às plataformas em que elas estão presentes, aos temas que mais lhe interessam e à linguagem mais alinhada à realidade delas. Entenda melhor no próximo tópico.


Saiba o que levar em consideração na hora aplicá-lo

Não existe uma fórmula pronta para fazer um bom marketing para consultório. Tudo depende de estratégias alinhadas às suas demandas e metas, bem como do apoio dos melhores profissionais da área.


Em todos os casos,
alguns requisitos básicos são imprescindíveis para que você tenha sucesso na hora de investir em Marketing. Confira os principais deles e como priorizá-los na hora de escolher a sua agência:


Defina seu perfil de cliente ideal

Primeiro, é importante definir o perfil do seu cliente ideal. Isso é feito através de pesquisas e dados, mas também de insights e descrições pessoais sobre um “personagem”, para que seja o mais fiel possível aos comportamentos do seu consumidor. Afinal, é para ele que você vai produzir todos os conteúdos.


O perfil de cliente ideal de um consultório odontológico é diferente de uma clínica de ortopedia, por exemplo. Não é possível conversar com os dois públicos da mesma forma, já que eles vão ser atingidos de formas diferentes.


Selecione os canais

Com base no perfil de cliente ideal já definido, agora é o momento de saber em quais plataformas digitais o seu público se encontra. Talvez não seja interessante estar em todas elas ao mesmo tempo, mas sim saber onde encontrá-los e estar exatamente nesses locais.


Provavelmente não é interessante para o seu consultório estar no Twitter, por exemplo, pois a sua persona não faz uso dessa rede social. Apostar no Facebook e até mesmo no Instagram pode ser mais estratégico, mas tudo depende do perfil e do posicionamento da sua empresa.


As redes sociais têm um papel importante na comunicação da sua marca com o cliente. Para que eventuais dúvidas sejam tiradas, sugestões sejam feitas e até mesmo para receber os feedbacks — positivos ou negativos — diretamente do seu consumidor.


Já o Inbound Marketing é uma estratégia utilizada para atrair os seus consumidores de uma maneira não invasiva, geralmente em sites como o Google.Dessa forma, sempre que alguém for pesquisar por consultório odontológico ou médico na sua região, a sua clínica vai ser uma das primeiras a aparecer, exatamente por estar bem posicionada e por ser uma autoridade no assunto.

 

Junto dele, está o marketing de conteúdo, focado justamente na produção de conteúdos para os meios digitais, como blogs ou e-mail marketing. Essa é a principal maneira de envolver-se com o seu público-alvo, formando uma maior rede de clientes, aumentando o tráfego em seu site, o engajamento e posicionamento da marca, fazendo com que a sua empresa se torne referência.


Estabeleça objetivos e organize suas campanhas

É importante estabelecer quais são as suas principais metas e objetivos, para que as estratégias sejam montadas em cima disso. 


Se ao discutir com a sua equipe de marketing sobre as redes sociais e
artigos, vocês decidiram que farão postagens duas vezes na semana, em dias definidos, é de extrema importância que a sua empresa se comprometa com isso, pois é exatamente essa constância e comprometimento que torna o seu conteúdo relevante para o seu público.


Por isso, é interessante ter um calendário de publicações para não se perder nos conteúdos que já foram produzidos, quais ainda tem para produzir e quando publicar cada um deles. É importante que as publicações conversem entre si e que mantenham uma ordem clara de pensamento e estratégia.


Monitore seus resultados

Um requisito fundamental no marketing para consultórios é monitorar o crescimento das suas estratégias e acompanhar métricas para determinar se os objetivos propostos estão sendo cumpridos.


Só assim você poderá reconhecer se as metas serão alcançadas, se existem erros que precisam ser corrigidos e se há oportunidades de melhorias para impactar e
atrair mais pacientes.


Conte com serviços especializados

Todos os pontos mencionados até aqui conferem uma boa visão sobre o que você precisa para ter um marketing para consultório assertivo.


Contudo, tenha em mente que uma excelente campanha não depende apenas do entendimento sobre esses conceitos,
mas sim do domínio de inúmeras ferramentas digitais, de profissionais capacitados em estratégias de divulgação e de esforços contínuos nessa área, que tende a ser bastante complexa e desafiadora.


Por isso, o ideal é que você não abra mão de uma
agência especializada para gerir e implementar as suas ações online. 


Ao compreender a importância do marketing para consultórios e seus principais requisitos, você certamente saberá o que deve ser cobrado e o que pode ser atingido por meio da empresa contratada,
mas só ela terá toda a expertise necessária para que você gere resultados realmente significativos na internet. 


Gere resultados mais positivos para o seu negócio de saúde

Nenhum clique e nenhuma venda na internet são por acaso. Tudo isso é resultado de muito estudo e de um esquema de projetos e estratégias bem desenvolvidos. 


Investir no
marketing para consultórios não é apenas mais uma tendência, mas sim um requisito para se posicionar em um mercado e em um mundo cada vez mais digitais.


Tenha em mente que
54% dos consumidores gostariam de ver mais conteúdos das marcas que apreciam (Hubspot), e essa é a oportunidade perfeita para você se destacar diante dos clientes em potencial da sua empresa. 


Por isso, é importante que o seu consultório odontológico ou médico esteja ativamente inserido no meio online, gerando experiências de valor, ampliando suas interações, colocando-se à disposição do público e posicionando-se como referência para os outros.


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marketing para consultórios e quer ficar por dentro de ainda mais dicas tão importantes quanto essas, clique aqui para acompanhar nossa central educativa e não deixe de compartilhar o conteúdo com os seus amigos.

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