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Na área da saúde, o treinamento das secretarias desempenha um papel fundamental na experiência do paciente, garantindo um atendimento mais receptivo e eficiente, além de influenciar a imagem da clínica ou consultório.
Apesar dessa relevância, muitos gestores têm dúvidas de como articular a estratégia geral de marketing médico com o treinamento de secretárias para proporcionar uma jornada do paciente mais uniforme e personalizada.
Pensando nesses desafios, vamos desenvolver a seguir um guia de como planejar, estruturar, desenvolver e medir o treinamento de secretárias na saúde. Para isso, abordaremos:
A partir desse conteúdo esperamos que gestores em saúde aprofundem seus conhecimentos não apenas em como qualificar as secretarias, mas qual a importância dessa ação no contexto geral da estratégia de marketing médico e relacionamento com o paciente.
Um primeiro aspecto importante para iniciar uma estratégia que contemple o treinamento de secretárias como uma prioridade é mapear os prejuízos e consequências dessa falta.
As secretárias fazem o primeiro contato do paciente com a clínica tanto no início da jornada do paciente, no momento que entram em contato para agendar ou esclarecer dúvidas, como na etapa de recepção.
Essas duas funções fazem com que o paciente tenha ao menos dois contatos com as secretárias antes de qualquer outro profissional da clínica.
Diversos aspectos negativos do atendimento podem fazer com que as secretarias espantem os pacientes antes mesmo do agendamento. Alguns deles incluem:
Portanto, uma série de más condutas ou falta de qualificação podem fazer com que as secretarias prejudiquem o desempenho da clínica, interferindo tanto na aquisição de novos pacientes como na fidelização.
Considerando a extensa lista de fatores que podem influenciar a aquisição ou não de pacientes em decorrência da qualidade de atendimento das secretárias, o treinamento desses profissionais é determinante na estratégia da clínica.
O treinamento de secretárias vai influenciar diretamente em uma série de aspectos e não apenas no número de consultas.
Entenda a seguir:
Constata-se, assim, que o treinamento de secretário influencia em diferentes aspectos da operação da clínica e, de pouco adianta investir em uma presença digital robusta e amigável se os processos da clínica não refletem o mesmo.
Dessa forma, a adoção do marketing médico deve considerar essas diferentes variáveis para que seja uma atuação consistente no online e offline.
Nesse ponto, uma dúvida comum entre os gestores é como o marketing médico pode ser relacionado com o treinamento das secretarias.
Existem diversos pontos de convergência entre a presença online da clínica e as práticas de atendimento ao paciente pelas secretarias. A seguir, conheça quais elementos devem ser considerados.
A definição de processos claros e transparentes é fundamental para que o paciente tenha uma experiência sólida independentemente do canal de comunicação que use para contatar a clínica.
Na definição dos fluxos de trabalho de cada área, é preciso saber o que é marketing e o que é atendimento.
Por exemplo, um paciente que inicia um contato via rede social para agendar uma consulta, deve ser redirecionado para ser atendido pelas secretarias por telefone ou mensagem. No entanto, se a dúvida é em relação à oferta de determinada especialidade, o esclarecimento pode ser feito na própria rede social.
Portanto, ter clareza quanto à jornada do paciente por meio de processos bem estabelecidos é o primeiro passo para que marketing médico e atendimento funcionem complementarmente.
A linguagem e tom que são adotados pela clínica devem ser alinhados ao perfil do público-alvo e incorporados em todas as comunicações, seja no blog, redes sociais ou atendimento via telefone.
A clínica pode optar por um atendimento mais formal e sóbrio, por exemplo, e se for essa a definição, as secretárias devem incorporar esse tom em todas as comunicações.
A unificação é importante para que o paciente tenha uma experiência consistente em todos os canais da clínica.
Pode haver uma convergência nas ferramentas usadas para estratégia de marketing médico e atendimento, de forma que as secretarias precisam ser qualificadas para trabalhar com essas soluções.
Um exemplo é o WhatsApp, pois a adesão a esse canal compõe a estratégia de marketing, mas o atendimento às demandas diárias é feito pelas secretarias.
A definição dos canais de atendimento também deve ser uma convergência entre o marketing da clínica e a qualificação das secretárias.
Se a clínica optar por atendimento com uma ferramenta unificada, por exemplo, os profissionais podem acabar operando parte das solicitações via chat ou redes sociais.
Para tal, entretanto, elas precisam ser qualificadas tanto para trabalhar com a ferramenta como também para prestar esse atendimento fora dos canais tradicionais.
Até aqui já vimos quais as consequências da falta de qualificação das secretarias, importância do treinamento e como ele deve ser alinhado à estratégia de marketing médico.
A seguir damos outro importante passo no nosso guia: como efetivamente promover o treinamento de secretárias com base em 5 pilares de excelência.
Os 5 pilares do treinamento de secretárias envolve todo o contexto do planejamento, estruturação, execução e medição dessa prática, que visa promover resultados mais sólidos e consistentes.
Eles consistem em: treinamento, tecnologia, indicadores, metas e feedback. Confira a seguir!
O primeiro pilar do treinamento de secretárias é a etapa de aprimoramento profissional em si que deve ser direcionada aos fluxos de trabalho da clínica e às especificidades da área da saúde.
O treinamento precisa englobar os principais desafios das secretárias da clínica, contribuindo para que a qualificação delas viabilize resultados mais consistentes no primeiro contato com o paciente, incluindo:
O treinamento de secretárias, portanto, deve qualificar a profissional em diferentes práticas, desde a capacidade comunicacional até mesmo operacional e técnicas de retenção de pacientes.
O uso da tecnologia é uma realidade inquestionável em diferentes segmentos, incluindo no atendimento à saúde.
O objetivo dos processos mediados por tecnologia é a automação, simplificação e escalabilidade. Para que eles sejam alcançados, entretanto, é determinante investir em treinamento de secretárias para operar essas ferramentas.
Um dos principais benefícios do marketing médico é a possibilidade de mensuração dos processos e resultados devido às métricas e indicadores-chave de desempenho (KPI).
As métricas são números quantificáveis sobre a operação, enquanto os KPIs diferenciam-se por ser a seleção de métricas mais alinhadas aos objetivos da clínica.
Dessa forma, a clínica pode ter muitas métricas, mas é sempre relevante selecionar poucos KPIs que permitam aos gestores ter uma visão estratégica do negócio.
Na área de atendimento também é possível monitorar o desempenho das secretárias a partir de indicadores como:
Os indicadores devem ser usados estrategicamente visando gerar insights para melhorar a qualidade do atendimento, identificar oportunidades de otimização dos processos ou redirecionar as práticas de treinamento de secretárias.
As metas devem ser globais para toda a clínica, mas a atuação de todos os profissionais, incluindo as secretarias, é determinante para que elas sejam atendidas.
A seguir, conheça algumas metas que podem ser estipuladas na clínica e como elas podem ser usadas para impulsionar resultados.
As metas desempenham algumas funções relevantes na operação de qualquer negócio como contribuir no mapeamento do cenário atual, identificação de oportunidades de melhoria, criação de planos de ação mais consistentes e realistas, melhor aproveitamento dos recursos físicos e humanos e aumento dos resultados.
Por fim, o treinamento de secretárias também deve se basear em feedbacks recorrentes para melhor alinhamento das práticas.
O pilar de feedback deve ser diretamente articulado com os indicadores e metas. As metas devem ser repassadas aos profissionais rotineiramente, enquanto os indicadores devem ser usados para identificar problemas no atendimento e buscar soluções.
O feedback é um lembrete de que o treinamento de secretárias não consiste em uma prática isolada de um dia no qual há um direcionamento profissional, mas sim faz parte do cotidiano da instituição que busca por resultados mais consistentes.
A atualização periódica e constante alinhamento com os objetivos, valores e melhores práticas garantem que haja ganhos significativos e duradouros na experiência do paciente.
Portanto, o treinamento de secretárias é uma estratégia que deve estar alinhada e integrada ao marketing médico da clínica visando a melhor experiência do paciente e os resultados de longo prazo.