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Entender o que é marketing médico e sua importância para profissionais e empresas do segmento da saúde, é indispensável para construção de uma marca sólida atualmente.
A internet difundiu o acesso à informação e produção de conteúdo e, nesse contexto, os temas médicos e de saúde ganharam destaque, afinal, que paciente nunca chegou ao consultório com todas as informações do “Dr. Google” sobre o tema?
Sem dúvida, há pontos positivos e negativos que podem ser colocados, mas é inegável que a internet é o novo caminho para encontrar e se relacionar com pacientes e é aí que entra o papel do marketing médico.
O marketing médico é uma estratégia voltada à presença online de médicos, clínicas, consultórios e hospitais, englobando as ações de promoção da marca, comunicação e relacionamento com o paciente e comercial, com foco em aquisição e fidelização.
Essa contextualização, apesar de genérica, já demonstra que o marketing médico é muito mais do que ter um perfil no Instagram ou criar um site só para “estar na internet”.
Até é possível fazer marketing médico desconsiderando o fator estratégia, entretanto, é como fazer algo por fazer, sem objetivos e sem um plano, como um barco à deriva.
É o fato de ser direcionado por uma estratégia que faz com que o marketing médico tenha alcançado o patamar atual, com resultados efetivos para clínicas e consultórios que conseguem atingir seus objetivos.
Para que a aquisição de pacientes seja consistente, não basta apenas conseguir agendar mais consultas, mas sim, estabelecer uma relação de confiança que tem início nos primeiros contatos com a clínica.
Dessa forma, o marketing médico desempenha um importante papel não apenas aumentando o alcance das ações da clínica para impactar um público relevante, mas também agregando valor à experiência.
A seguir veja como é um conjunto de possibilidades do marketing digital para saúde que resulta na aquisição de novos pacientes.
Atualmente, mesmo quando uma pessoa recebe uma recomendação de profissional da saúde, um dos primeiros passos é pesquisar nos mecanismos de busca informações sobre o profissional para certificar-se da confiabilidade e referências dele.
Dessa forma, quando falamos em aquisição de novos pacientes com o marketing médico, a estratégia de excelência são sim os anúncios, mas eles devem andar de mãos dadas com as demais práticas.
Com isso, ao buscar o profissional na internet através de um website médico, o paciente consegue conferir diferentes informações, como CRM, especialidade, participação em sociedades médicas, endereço e contato da clínica, serviços oferecidos e avaliação de outros pacientes.
Encontrar as informações do profissional é um passo importante na construção da experiência do paciente, pois transmite confiança e segurança já nesse primeiro contato.
Posteriormente, é provável que antes de entrar em contato para agendar uma consulta, o paciente busque materiais complementares, como o currículo do profissional e até mesmo conteúdos no site para se informar melhor sobre a perspectiva clínica.
A internet pode até já ter conteúdo sobre praticamente todos os temas, mas isso não reduz a importância de novos materiais serem produzidos por fontes confiáveis e científicas associadas à comunidade médica.
Mesmo ao produzir um conteúdo sobre sintomas, uma patologia, um tipo de tratamento etc. que já tem milhares disponíveis online é sempre possível trazer a perspectiva e valores da clínica, o que ajuda o paciente a decidir se ele e a instituição são compatíveis.
Dessa forma, a produção de conteúdo digital contribui para difusão de informações fidedignas ao mesmo tempo que ajuda na decisão do paciente.
Com uma estratégia de marketing médico sólida e contínua é possível criar autoridade e consolidar ainda mais a marca.
Por exemplo, conforme melhora a experiência dos pacientes por meio de processos online de marketing e off-line de atendimento, aumentam a quantidade e qualidade das avaliações disponíveis na internet.
Ao pesquisar um profissional, o paciente sentirá mais segurança naquele melhor avaliado por mais pessoas.
Além disso, o paciente avalia que o profissional tem um site que transmite confiança, comunica os valores da clínica e que há coerência entre os diferentes canais acessados, como redes sociais, site da clínica e sites da área médica.
Esse conjunto de fatores, quando vistos complementarmente, demonstra que se trata de uma clínica ou consultório com experiência, bons profissionais, processos eficientes e exercício da ética da profissão.
É todo esse agregado de experiências que vai viabilizar a aquisição de novos pacientes, mas também a construção de um relacionamento mais satisfatório e duradouro entre paciente e médicos.
Quando consideramos esses diferentes passos do marketing médico para, simultaneamente, adquirir novos pacientes e promover uma experiência satisfatória, observa-se que não se trata apenas de estar online.
O marketing médico deve ser planejado, edificado e continuado a partir de uma série de conhecimentos operacionais e estratégicos que são dominados por uma agência de marketing especializada em saúde. Alguns diferenciais incluem:
Considerando esses elementos, a agência de marketing médico, devido à experiência e
know how, tem melhores condições de
planejar, estruturar e executar o
marketing para saúde
com mais qualidade, eficiência e direcionamento estratégico.