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Uma das ações mais importantes do marketing digital, o e-mail marketing
é uma ferramenta que pode transformar a relação com pacientes particulares de clínicas e profissionais da saúde.
Entretanto, antes de nos aprofundarmos sobre essa questão, é importante tranquilizar os profissionais da área, que se preocupam com as regras e proibições do Conselho Federal de Medicina (CFM),
sobre o marketing digital na medicina. De fato, a partir da resolução CFM n.1974/11, atualizada em 2015, muitas práticas comuns à publicidade são proibidas. Mas, nem tudo é impedido na comunicação entre clínicas, laboratórios, profissionais autônomos e seus pacientes.
Se por um lado é proibida a autopromoção, por outro é possível usar o e-mail marketing para compartilhar informações relevantes com seus pacientes,
informando ao invés de promover.
O primeiro passo é conhecer o manual de publicidade médica e não violar nenhuma de suas regras. É proibido, por exemplo, “garantir, prometer ou insinuar bons resultados de tratamento sem comprovação científica, tanto nas entrevistas à imprensa quanto nas redes sociais”, também não é aceitável “expor o paciente para divulgar técnica, método ou resultado, assim como não é permitido publicar fotos dos pacientes antes e depois de tratamentos ou cirurgias”.
Existem outras proibições, mas para ter acesso a elas indicamos que veja o manual acima indicado.
Então, o que é permitido? Como criar uma estratégia de e-mail marketing para se comunicar com pacientes particulares?
O primeiro passo é ter em mente que sua atuação será mais informativa do que publicitária. O objetivo é enviar conteúdos que tenham valor para o paciente, ou seja, e-mails que contenham:
Ao invés de vender um serviço você pode falar sobre um procedimento novo, usando um tom mais informativo do que de propaganda.
Gerar
conteúdo relevante é a grande saída para o
marketing digital
para medicina.
Algumas outras dicas também são importantes para quem vai começar uma estratégia de
e-mail marketing. Confira, a seguir.
A personalização da comunicação é um fator determinante no marketing digital atual, especialmente em canais tão pessoais como o e-mail.
A segmentação de contatos permite que você torne o conteúdo mais relevante e interessante para quem recebe, ampliando taxas de abertura e taxas de cliques.
Considerando o trabalho de um endocrinologista, por exemplo, é possível segmentar a base de clientes de acordo com seu perfil, seus objetivos e seus problemas de saúde.
Pacientes com diabetes, podem receber uma série de e-mails sobre alimentação, exercícios físicos, lembretes de cuidados periódicos e mais.
Já pacientes com distúrbios como hipertireoidismo, podem receber outros tipos de materiais mais direcionados para suas demandas.
O mesmo deve acontecer com as demais especialidades, por exemplo, um pediatra pode segmentar seus pacientes de acordo com a idade das crianças, pais e mães com filhos de recém nascidos formam um grupo, pais e mães com filhos de 6 meses a 1 ano outro grupo, e assim por diante.
Uma das formas mais fáceis de segmentar sua base de pacientes é
criando personas e a partir disso usar uma
ferramenta de automação de marketing capaz de ajudar na
segmentação de leads e na criação de um fluxo de nutrição para cada “grupo”.
Antes, e durante, todo esse trabalho de segmentação, entretanto, é importante que você tenha uma política de captação de e-mails. O mais indicado é que a cada novo paciente você solicite esse contato e pergunte sobre a possibilidade de envio de mensagens pelo canal.
Também é possível oferecer materiais ricos em troca de contatos dos usuários, por exemplo, um guia de vacinas para recém nascidos.
A captação de leads é uma prática muito comum atualmente, entretanto, cuidado para que a comunicação não passe a ser de promoção do seu trabalho e não de informação.
Esse é um cuidado que deve estar sempre entre as prioridades de quem faz marketing digital para profissionais de medicina.
Uma outra forma de usar o e-mail marketing na área de saúde, criando relacionamento sem se autopromover é por meio do envio de mensagens de lembrete como horários de consulta e exames.
Essa é uma forma de se fazer presente, sendo relevante e estabelecendo um relacionamento mais próximo, sem correr o risco de infringir as regras preestabelecidas para esse tipo de relação.
Lembre-se que criar boas experiências com os seus clientes/pacientes é uma das formas de mantê-los fiéis a você e a sua empresa.
93% das equipes de atendimento concordam com a afirmação de que, atualmente,
os clientes têm maiores expectativas em relação à experiência
que terão com a marca.
Já falamos sobre isso acima, mas é importante reforçar a importância de abordar conteúdos relevantes ao enviar um e-mail marketing para sua base de clientes (ou para uma fatia dela).
Existem milhares de assuntos que podem ser tratados dentro das diversas especialidade médicas e que podem:
Com a
transformação digital, o discurso puramente publicitário de compra e venda já não funciona como antes, por isso, ser relevante e produzir um bom conteúdo não é mais uma necessidade apenas no setor médico, que não pode tratar seus serviços com discursos comerciais, mas de todas as áreas e tipos de empresas.
O primeiro passo para o sucesso de uma campanha de email marketing é ter um assunto, também conhecido como título, que seja atraente.
Sem um bom título, o leitor não vai sequer abrir seu e-mail e mesmo que o interior do material seja de alto valor, o lead não terá nem a oportunidade de acessar o seu conteúdo.
Recebemos dezenas de emails todos os dias e para abrirmos um deles, é preciso que o título nos chame a devida atenção.
Nada de tentar enviar emails a seus pacientes por meio da sua conta de e-mail comum. Os servidores de e-mails que usamos no dia a dia não são preparados para enviar e-mail marketing de forma adequada, seguindo as boas práticas que listamos aqui, e outras que você ainda vai conhecer.
Por isso, busque por um
disparador de email marketing que tenha sido criado para isso e seja capaz de fugir dos SPAMs, contribuir para a segmentação de clientes e muito mais.
Com as dicas que compartilhamos aqui você pode dar os primeiros passos e começar sua estratégia de email marketing para clínicas e profissionais de saúde. Bom trabalho!
Este artigo foi
escrito pela equipe da Lahar, um software de automação de marketing, que oferece funcionalidades como painel de palavras-chave, gestão de redes sociais, fluxo de automação de e-mail marketing e mais.